Os três giros da Roda do Darma

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

É dito que o Buda histórico, o Buda Sakiamuni, girou a roda do Darma no contato com as pessoas e suas disposições mentais. Ao longo dos quarenta e cinco anos ensinando o caminho da liberação do sofrimento, o Buda alcançou muitos seres. Sempre devemos relembrar do aspecto compassivo de sua ação no mundo inseparável da lucidez que por sua vez, é como se fosse um gerador de boias salva vidas no oceano do samsara

Vamos apresentar uma breve descrição do termo “giro da roda do Darma” muito utilizada no  no contexto budista. Primeiro, uma descrição pelo Eduardo Pinheiro:

Segundo o mahayana ensinado na maioria dos países asiáticos, o Buda ensinou em “três giros da roda do darma”, cada giro lidava com seres com diferentes graus de acúmen e receptividade.

O primeiro giro, focado nas “Quatro Nobres Verdades” e nos “Doze Elos da Originação Dependente”, foi ensinado de maneira mais ampla e pública, sendo o ensinamento mais benéfico para a maior parte das pessoas, e sem grande potencial de distorção.

O segundo giro, enfocado em vacuidade, a ausência de uma essência inerente aos fenômenos e pessoas, foi ensinado de forma mais restrita. Por ser de mais difícil compreensão, pode ser facilmente distorcido e transformado em niilismo, a noção de que causa e efeito não importam.

O terceiro giro, enfocado na natureza de buda, o potencial inato de cada ser senciente atingir a mesma realização de um buda, foi ensinado de forma ainda mais restrita; além de compreensão, requeria experiência meditativa. Ele também é um ensinamento facilmente distorcido, e pode ser transformado em eternalismo, a crença em algum tipo de “cheque em branco” espiritual, ou garantia de salvação.

~ Eduardo Pinheiro em “A impermanência e a natureza de Buda”.

Acesso em: http://www.budavirtual.com.br/impermanencia-e-natureza-de-buda/

Em seguida, um vídeo mais detalhado pelo aluno do Lama Padma Samten e tutor Marcelo Nicolodi:

 

Bons estudos e boas práticas!

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

4 comentários em “Os três giros da Roda do Darma

  1. Pingback: Guia de estudos | As quatro nobres verdades – Roda do darma

  2. Pingback: Podcast #2 | Surfando o carma em corpo, energia, mente e paisagem | Roda do Darma

  3. Pingback: Podcast #3 | Bodicita - reconhecendo um coração além da esperança e do medo. | Roda do Darma

  4. Pingback: Como ficamos presos ao sofrimento? | Roda do Darma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *