Como ir além do amor de prateleira?
As quatro qualidades incomensuráveis aparecem no quinto passo do caminho de oito passos. Essa etapa simboliza o amadurecimento da visão, ou seja, como bodisatvas, andando no mundo, como podemos trazer benefícios verdadeiros aos seres?
Sugestão para aproveitar os estudos:
- Leia o trecho “Darma da vez”;
- Procure exemplos em sua vida com pessoas próximas, nos noticiários, nas diversas conversas entre amigos, no trabalho, etc.
- Escute a gravação do estudo em grupo no podcast;
- Acompanhe o conteúdo abordado no texto e enriqueça a sua compreensão;
- Anote as eventuais dúvidas e se preferir, compartilhe com o grupo aquilo que achar apropriado, dentro do escopo do tema.
Amor
Darma da vez
página 25
Quando praticamos o Amor como liberdade, vamos olhar para os seres e vamos perceber os seus potenciais positivos, todo o seu potencial de brilho ainda não aflorado. E aí vai nos brotar o impulso potencializador, o impulso de potencializar aquela dimensão positiva dos outros seres.
Então, vamos supor que encontramos em algum ambiente uma pessoa que não está bem e a ajudamos até que ela supere a sua aflição. Mas isso é diferente do amor, porque através do amor olharíamos essa pessoa e veríamos o que ela tem de positivo, e é com esse seu aspecto positivo que iríamos nos relacionar, ajudando-a a manifestá-lo.
A diferença é sutil, mas ela existe. Em todos os casos temos o aspecto de sabedoria presente, é um impulso potencializador, porém sábio também.
Podcast
A seguir, aperte o play e acompanhe o estudo em áudio:
Pingback: Podcast | #9 - Estudo sobre as quatro nobres verdades - Equanimidade: como lidar com as crises? | Roda do Darma
Pingback: Podcast | #10 – Estudo sobre as quatro nobres verdades – Equanimidade: como simplificar a vida? | Roda do Darma