Intensivo de shamata em 21 dias

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Praticar em grupo é uma boa maneira de mantermos uma conexão com o mundo externo e ao mesmo tempo, sermos desafiados a mantermos o nosso foco – a lucidez.

A prática

Shamata é um instrumento de meditação que torna a mente dócil, nos apropriarmos da capacidade de dirigir a nós mesmos. Essa abertura, cria a estabilidade necessária para que a lucidez diante das circunstâncias possa surgir sem esforço.

Como participar?

Durante vinte e um dias (seguidos ou não) iremos praticar. É simples! 

Um mês dura em torno de trinta dias. Pois bem, escolha um horário mais confortável para você, por exemplo, se gosta de meditar pela manhã, assim o faça quando acordar! Se fica melhor praticar a noite, assim o faça!  

Requisitos

O mínimo de tempo diário por sessão é de 10 minutos e o máximo de 40 minutos. É bom lembrarmos da bodicita no início da prática e da dedicação de méritos ao final das sessões de prática no final. 

Caso você já tenha hábito de meditar, basta seguir como está. Do contrário, entre em contato com o seu tutor para conversar sobre como aproveitar o seu tempo da melhor forma possível. 

Juntos avançamos mais rápido

É melhor que sejamos companheiros dentro dessa viagem ampla sobre a clareza das coisas. Se nós simplesmente ficarmos olhando um para o outro durante a vida, essa é uma forma de perder tempo. Melhor nos juntarmos para olhar e se apoiar num trajeto maior e verdadeiro que tenha significado além dos jogos da roda da vida.

~ Padma Samten

Insight timer – Seguimos praticando juntos (online)

Com o uso do  Insight Timer, recomendo instalar no seu smartphone, podemos ter acesso às meditações guiadas, marcar as nossas sessões de meditação e ir se apoiando em grupo de forma lúdica. É bem interativo, dinâmico! Busque pelo grupo Roda do Darma. Cada vez que alguém começar a praticar, você será notificado. É bem divertido.

Resumo | Para começar os 21 dias

  1. Instale o Insight Timer em seu smartphone;
  2. Procure pelo nosso grupo e entre no Roda do Darma;
  3. Durante o mês, escolha vinte e um dias – consecutivos ou não – e pratique shamata com foco nos cinco elementos.
  4. O mínimo de prática são dez minutos e o máximo quarenta minutos;
  5. Dedique os méritos para evitar qualquer equívoco de achar que está praticando sozinho;
  6. Depois, quando levantar e colocar os sapatos, tome o que surgir como um laboratório perfeito de como nos enganamos e como podemos ter lucidez diante dos enganos;
  7. Aprenda a ajudar verdadeiramente os seres com bodicita;

Boas práticas!

Seguimos girando a roda do Darma.

Que muitos possam se beneficiar!

Autor
Coordenador
Praticante budista e instrutor de meditação. Desde 2011 dedica seu tempo à descoberta do coração desperto (bodicita), a partir dos ensinamentos de Buda e nas instruções práticas de Lama Padma Samten. Casado, pai de 2 filhos, é coordenador da Roda do Darma e tutor no CEBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *