Hoje em dia, será que o Buda teria uma conta no Instagram?
Talvez. De fato, o Buda não teria interesse em postar selfies ou exibir os lugares que ele costumava frequentar e expor o Darma, mas por uma motivação autêntica, por bodicita, ele teria uma conta pois se existem seres sofrendo no mundo virtual, os bodisatvas darão um jeito de aliviar esse sofrimento.
Em nossas relações precisamos equilibrar a compaixão e a sabedoria. A capacidade efetiva de ajudar dentro do aspecto convencional do samsara mas com o olho de sabedoria afetuoso e sereno, é chamada de meios-hábeis.
Méritos e sabedoria
Por um lado, temos a intenção de aliviar o sofrimento dos seres. Por outro, com olhos de sabedoria, saímos de nós mesmos e a lucidez desabrocha para dissipar a escuridão da ignorância. Estamos enganados sobre quem verdadeiramente somos se achamos que somos o que pode ser descrito a partir de ontem e amanhã.
Em nossas ações podemos estar distraídos ou por inteiro. Suspeitamos das nossas urgências e necessidades. Na verdade, tudo o que precisamos é parar um pouco. Onde estamos indo? Observamos a nossa motivação e aspiramos ir além de desejo e apego usuais.
Motivação
Sem a motivação correta, o Darma se tornará mais um dentre tantos afazeres, se transformará em um fardo. S.S. Dilgo Khyentse, S.S. Dudjom Rinpoche, S.E Chagdud Rinpoche, Trungpa Tenzin Palmo, Lama Padma Samten, o que eles têm em comum?
Bom, nunca ouvi falar de que grandes professores e professoras da tradição receberam “alta” da meditação. O cuidado com o carma exige diligência e relaxamento. Parece contraditório até, por isso temos o caminho do bodisatva. São oito etapas são resumidas em – evitar produzir sofrimento, trazer benefícios verdadeiros e dirigir a própria mente.
Quando trabalhamos o acúmulo de méritos e sabedoria, a transformação vem por seguirmos em uma direção positiva mesmo em meio às adversidades. Cultivamos as qualidades no dia a dia. Como diz Garchen Rinpoche: “Aflições mentais veem aflições mentais”. Do mesmo modo, qualidades de sabedoria, irradiam qualidades de sabedoria. É tudo uma questão de posicionamento interno.
Méritos e como lidar com as dificuldades
A presença dos méritos nos encoraja a seguir os ensinamentos. Entendemos melhor as nossas limitações e as nossas ações, como lidar com as dificuldades, como avançar no caminho e o como evitar perder tempo.
A sabedoria expande a nossa visão. Um exemplo seria olharmos para uma dificuldade e não entendermos bem o motivo daquilo estar acontecendo. Daí, precisamos de méritos como uma pessoa que precisa de uma escada para sair do térreo para o primeiro andar em um apartamento onde não há elevador. O degrau é necessário para sustentar nosso destino e com a sabedoria, entendemos qual direção correta seguir.
Em nossos olhos e em nossas mãos, integramos as ações no cotidiano junto aos meios-hábeis. A oportunidade de inspirar os seres a descobrirem sua verdadeira natureza, além da confusão mental e neurótica do samsara vem pela motivação de encurtar a distância entre o sofrimento e a felicidade, e além disso, oferecer meios de avanço no caminho.
Por apego é impossível amar
Se eu desconheço o potencial da mente, como é possível ser amoroso(a) com os seres? Amor não pede relatório, nem tem função débito ou crédito e tão pouco, é um investimento. Sem retorno. O caminho do Darma é a união de méritos e sabedoria e sua integração com nossas ações.
Ouça agora o PODCAST “A importância de méritos e sabedoria na prática de meditação”