Bodicita. Sempre que ouvirmos falar dessa palavra em nossas vidas, será necessário fazermos uma revisão drástica nas nossas vidas! Naquilo que se passou, acontece nesse exato momento e virá, se estivermos fixos a ignorância, ou seja, o estreitamento da visão, uma sensação de amortecimento a partir disso, e uma teimosia como se aquilo fossemos nós mesmos, se isso acontecer, teremos problemas.
É um grande equívoco tentar escalar a si mesmo para interpretar papeis tristes, solitários, dramáticos e trágicos. Isso é a desgraça comum de samsara. Sem bodicita, nós vamos ter muito medo de estarmos abertos nas situações, pois estaremos delimitados pelas nossas bolhas. Temos a sensação de que só podemos nos descrever a partir das frustrações e ressentimentos das identidades, digamos assim.
Preparar a mente para meditar
Bodicita vem como uma atitude, como treinamento da mente. Para que ela funcione, devemos ter condições suportes para isso. A linhagem, vida humana preciosa, impermanência, carma. Refúgio e bodicita. Estamos preparando a mente para meditar.
Sem isso, seremos incapazes de lidar com a avalanche usual de desejos e apegos que brotam, sem rumo, em nossas mentes. Todos os seres têm a semente do Darma. O desafio é como ajudar os seres a reunirem as causas e condições necessárias para amadurecerem essas sementes.
Tulku Urgyen, em Repetindo as palavras de Buda diz:
Nessa vida nós não precisamos tentar acumular carma negativo. Isso acontece porque isso acontece naturalmente. Precisamos acumular carma positivo, ou seja, méritos, e se preparar para hora em que ela não terá mais controle sobre nada externo, e tão pouco, independência. Ela precisa tratar de desenvolver uma estabilidade natural da mente. Não há maior proveito, na prática, do Darma que este.
As duas formas de bodicita — aspiração e ação.
A bodicita pode ser classificada em duas categorias — aspiração e ação. A primeira diz respeito ao bem-estar, seja físico, psicológico, dos seres; A prática de exercer a compaixão pelo sofrimento. A ação está relacionada ao aspecto de sabedoria, Prajna.
Elas são estritamente complementares.
Bodicita não é um conjunto de habilidades para se resolver algo, e sim uma atitude a diante das situações precisa e relaxada. Prajna também pode ser explicada, aqui, como de onde que tu olhas para exercitar a compaixão pelos seres. Afinal, sempre temos degraus de compreensão sobre o exercício compassivo no cotidiano, nas relações.
A bodicita tem como analogia as asas de um pássaro — uma é a compaixão e a outra, a sabedoria. Patrul Rinpoche diz que o mais importante, na prática, do Darma é observar o que semeamos em nossa mente e cultivar um coração bondoso. Isso significa cultivar as quatro qualidades incomensuráveis, nas ações de corpo, fala e mente.
Ouça agora o podcast “Bodicita – A via expressa de transformação”
Existe uma diferença entre planejar uma viagem e de fato, realizar a viagem. Temos a opção de apenas comprarmos o ‘bilhete’ da viagem e nos colocarmos em marcha, de fato. Quando aspiramos a liberação do samsara, temos em mente todos aqueles seres que serão beneficiados por essa ação grandiosa.
Quando praticamos podemos cultivar uma ou mais das atitudes do bodisatva? São elas: (1) coragem de um rei, (2) de um capitão e (3) a compaixão de um pastor e seu rebanho. Nesse podcast veremos esses detalhes para pouparmos tempos e avançar no caminho de transformação com a bodicita.
REFERÊNCIAS
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