Dica preciosa sobre como parar de sofrer

sofrer
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Qual o atalho para parar de sofrer? Talvez esse seja o desejo mais inconsciente que aspiramos diariamente. S.S.XIV Dalai Lama diz que todos os seres fazem prática espiritual, mesmo que não saibam, uma vez que se movem buscando tanto a felicidade como a liberdade frente ao sofrimento, e lembra que as religiões preenchem sua função justo por estarem voltadas a auxiliar os seres nisto. 

Então seguimos com um trecho simples e preciso da fala do Lama B, Alan Wallace abordando o tema: 

Se olharmos com cuidado, estamos nos movendo no mesmo ponto: todos estão preocupados com o próprio sofrimento. Porque precisamos sofrer? Sofremos porque nos identificamos com as coisas e as sobrepomos: “isso é meu, isso sou eu.” Toda vez que achamos que nossas coisas são nossas, estamos nos convidando ao sofrimento, a delusão: essa é a minha mente, meu corpo. etc. 

Então, o jeito de parar de sofrer é parar de fazer isso! Quando permitimos que as emoções, os pensamentos surjam, e não nos identificamos, estamos praticando shamata. Essa prática é indispensável mas é insuficiente. É por isso que recebemos ensinamentos de Prajnaparamita – Zen, Sutra do Diamante, Sutra do coração. 

Externamente, podemos ficar repetindo que as coisas são um sonho mas internamente aquilo não tem força para nos impulsionar para fora do carma. Enquanto estivermos reificando as coisas como sendo externas, isso é insuficiente! Precisamos entendemos que não somos mendigos (no sentido de samsara, mendigar a partir dos seis reinos) mesmo que aparente como tal. 


Lama Alan Wallace

Que muitos possam se beneficiar!

Seguimos no Darma.

*Capa de photosforyou por Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *