Os livros budistas para iniciantes são indicados para quem deseja ter um norte de como começar. Convém observar que a lista abaixo é apenas uma sugestão – diversos outros livros essenciais não foram citados.
1) Meditando a vida
Neste livro, o autor usa habilmente exemplos extraídos da vida concreta e moderna para, com leveza, humor, mas muita profundidade, traduzir os valiosos ensinamentos budistas e possibilitar ao leitor que os assimile e vivencie.
Lama Padma Samten nos traz ensinamentos absolutamente valorosos e os transmite com suas tiradas e referências ao cotidiano, de forma a compartilhar conosco seu repertório de brasilidade.
2) A joia dos desejos
Se você já tentou meditar e foi invadido por um fluxo desordenado de ideias e pensamentos, vai se divertir com a descrição que Padma Samten faz desses momentos pelos quais todos os praticantes passam, além das explicações sobre como encontrar meios de superá-los. Esse e muitos outros ensinamentos para as práticas budistas estão em A joia dos desejos, de linguagem agradável e acessível.
3) A roda da vida como caminho para a lucidez
Em A roda da vida, Lama Padma Samten oferece aos leitores um resumo de alguns dos pontos fundamentais do budismo. Descreve os doze passos da construção do sofrimento humano – representados na imagem da Roda da Vida – assim como o método para alcançar a lucidez, ou seja, a liberação do sofrimento.
4) Mandala do lótus
Na linguagem budista, diz-se que esses ensinamentos descortinam a visão de mundo chamada de Mandala do Prajnaparamita (ou Mandala da Perfeição da Sabedoria). Essa trajetória é aqui descrita com suavidade e maestria: transformar a visão, meditar e agir no mundo. Isoladas, nenhuma dessas etapas é suficiente para concretizar uma cultura de paz. Mas, quando praticadas de forma integrada, com foco no benefício de todos os seres, permitem-nos deixar de viver de forma autocentrada, guiados por visões estreitas.
5) Portões da prática budista
Esta coletânea de ensinamentos apresenta a sabedoria tradicional do budismo tibetano aos leitores. O livro entremeia histórias da terra natal de Rinpoche, o Tibete, com uma exploração passo-a-passo dos fundamentos e da essência do budismo Vajraiana. S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche aponta as causas do sofrimento e tenta ensinar o leitor a lidar com elas para criar-se a liberdade definitiva.
6) No coração da vida: sabedoria e compaixão para o cotidiano
Neste livro, Jetsunma Tenzin Palmo apresenta meios sobre como levar uma vida mais significativa, seja para praticantes experientes, seja para iniciantes no contato com o budismo. Nas palavras da própria autora: “A verdadeira segurança provém apenas do conforto com a insegurança. Ficarmos à vontade com o fluxo das coisas, ficarmos à vontade ao estarmos inseguros, essa é a maior segurança, pois nada pode nos tirar do prumo.”
7) Buda rebelde: na rota da liberdade
Dzochen Ponlop, em Buda Rebelde, nos dá valiosas instruções: “Quando a nossa mente fica mais calma por meio da prática de meditação, vivenciamos cada vez mais o que está acontecendo momento a momento. Começamos a ver que a nossa vida — nossa vida verdadeira — é bem mais interessante do que os nossos pensamentos sobre ela.”
8) O que não faz de Você Budista
Então você pensa que é budista? Pense de novo. O mestre budista tibetano Dzongsar Jamyang Khyentse, um dos mais criativos e inovadores lamas da atualidade, lança debate ao mundo budista, desafiando conceitos, estereótipos e fantasias comuns. Com humor e ironia, Khyentse impulsiona os leitores a irem além das armadilhas superficiais do budismo – desde o romantismo com contas, incenso, ou até roupas exóticas – direto ao coração daquilo que o Buda ensinou.
9) Mente zen, mente de principiante
E se você procurar sentar e ficar quieto por algum tempo para descobrir o que é a sua mente? A inocência da primeira pergunta: “o que sou eu?” é a mente de principiante. Suzuki traz a prática do Zen como disciplina e caminho viável à postura e à respiração, às atitudes e à compreensão básicas da prática, e à mente aberta, que inclui a dúvida e a capacidade de ver de forma sempre nova, com o frescor original.
10) Felicidade genuína: Meditação como o caminho para a realização
No mundo de estímulo excessivo de hoje, a felicidade adquirida por meio de riqueza material e de conquistas frívolas possui vida curta. Para alcançar a felicidade a longo prazo, você deve acessar os seus próprios e abundantes recursos pessoais, abrigados em seu coração e mente.
Pingback: Livros para quem quer começar no budismo | Roda do Darma
BOM DIA
Como posso adquirir Roda da Vida…
Obrigado
Augusto
Portugal
Olá Augusto!
Segue o endereço da loja, aqui no Brasil:
https://loja.acaoparamita.com.br/livro-a-roda-da-vida-lama-padma-samten
Qualquer dúvida sobre como enviar para aí, Portugal, entra em contato com eles tá bem?
acaoparamita@gmail.com.
Gostaria de saber o preço destes livro e quanto a assinatura, valor e como funciona.
Oi, Sérgio!
Desculpe pela demora…
Gostaria de saber o preço destes livro e quanto a assinatura, valor e como funciona.
Vamos lá:
1) Os preços dos livros estão disponíveis quando você clica em “saiba mais.”
2) Para saber como funcionamos, basta acessar a página: https://rodadodarma.com.br/pratique-conosco/
3) Qualquer dúvida, estou à disposição.
Obrigado!
Olá meu nome é Welington
onde consigo o livro felicidade genuína
Olá, Wellington.
Você pode adquirir o seu exemplar pela Amazon mesmo.
Aqui o link para o livro Felicidade genuína: https://amzn.to/3boG5FE