Você já parou para dissecar a teimosia mental? O que acontece quando você descobre a possibilidade de operar a mente, além das paredes do sofrimento e da incerteza?
O Sutra do Coração é o testamento da essência da mente, além do engano. Nesse texto clássico do budismo Mahayana, há uma sentença que chamo a atenção: “não tem ignorância, mas também não tem extinção da ignorância, nem os elos subsequentes até a velhice e morte, e a extinção da velhice e da morte”.
A sabedoria de Prajna introduz o Caminho do Meio. Na sentença anterior, vimos que não evitamos a presença da operação mental por avidya, e tão pouco, damos solidez a aparência que ela molda a nossa frente.
Avidya , a ignorância, possui 3 características básicas:
- O estreitamento da visão de mundo;
- A sensação de que essa visão é absoluta, como se não estivesse faltando mais nada ali;
- A teimosia mental em seguir com os dois itens anteriores, sem se dar conta disso.
Liberdade sem lucidez é aprisionamento, isso é teimosia mental.
A teimosia mental é a dificuldade de uma vez que construímos algo com a nossa mente e o apoio dos sentidos físicos, é mais difícil soltar e dar espaço, abertura, para olhar de outra forma.
A mente ancora e, uma vez fixada, esquece de como chegou até ali.
Quando vemos de uma certa forma, é desconfortável largar nessa maneira de enxergar o mundo.
A contemplação da teimosia mental, é a base de operação da Grande Compaixão. Os bodisatvas entendem como os três venenos da mente hipnotizam os seres. E por Grande compaixão, se movem em querer ajudá-los a ultrapassar suas dificuldades e limitação de visão.
Na visão de Prajna, o sofrimento não tem a rigidez que ele aparece. Nós somos capazes de olhar e localizar essa dimensão de liberdade (silêncio e lucidez) dentro de nós. Assim, acesso a outras formas de operar a mente.
A teimosia mental é o processo mais comovente de avidya (ignorância).
Teimosia é deixar de perceber a liberdade incessante da mente a partir das nossas preferências e deleites
Seguir os impulsos mentais e se enganar sobre a direção escolhida, é se enganar. Ser refém da energia em busca de um resultado, é obedecer de maneira cega, esse processo. Por isso, precisamos olhar a origem dependente.
Essa teimosia, uma vez esteja instalada, é a base das dificuldades que temos nos lugares, situações e relações que habitamos. Quando temos uma teimosia mental, nós temos dificuldade de aceitar algo que está fora do nosso horizonte.
Não damos espaço, é um processo involuntário, opera de forma independente da nossa vontade, é seguir no piloto automático da mente.
Por exemplo, podemos usar o período da pandemia para rever o nosso processo educacional. Ele está defasado. Os alunos têm acesso a recursos como celular, internet e troca de informações aceleradas.
A estrutura educacional não consegue acompanhar essa transformação tão radical. Ao invés de pararmos e olhar para isso, apenas seguimos. É difícil parar e olhar para dentro. Você pode ver mais detalhes sobre isso neste documentário.
Como ultrapassar a teimosia mental?
Não será pela luta, pelo confronto, que a teimosia mental será transformada. Nós vamos então operar com a noção de Terras Puras e mandalas. Vamos criar acessos a meios de transformação onde os seres conseguem ver suas dificuldades e conseguem avançar dentro das suas qualidades e dificuldades. Por isso, enfatizamos o aspecto dos meios-hábeis e sabedoria.
Por isso que trabalhamos em cima da meditação associada as quatro nobres verdades, ou seja, o samsara tem um limite de atuação. Se você quiser seguir por segurança, é melhor entender como o sofrimento surge, como ele pode ser superado, que existem formas de fazer isso acontecer e quais são essas formas.
Mais exemplos de teimosia mental:
- Geocentrismo e heliocentrismo
- Física clássica e moderna
- Açúcar e adoçante
- E.A.D e escola convencional
- Velho mundo x novo mundo
- Coca-Cola e Pepsi 😉
O que você descobrirá nesse episódio?
- Grande compaixão
- Avidya
- Como surge a teimosia mental?
- Como o sofrimento gruda em nós?
- Fixação
- Origem dependente
- 1° elo da Roda da Vida
- Lucidez
Ouça agora: A importância de descobrir como a teimosia mental funciona para quando você ficar ilhada(o) em uma emoção.